O exemplo do transporte público de Curitiba

Quando o assunto é a capital do Paraná, uma das coisas mais comentadas é a sua infra- estrutura. Muitos afirmam que a cidade é um verdadeiro modelo e que possui uma organização de dar inveja as principais metrópoles do país. Um dos “carros chefe” da capital com relação à sua estrutura é o transporte público, que está entre os melhores do Brasil. Esse serviço é tão bom que muitos turistas dispensam o táxi entre os passeios e o hotel em Curitiba no qual estão hospedados e preferem realizar seus trajetos de ônibus, pois é algo eficiente e em alguns casos até mais rápido.

O transporte público de Curitiba possui características inovadoras jamais vista em outra cidade do Brasil. Apesar dessa mudança ter ocorrido em 1974, ele é considerado um dos modelos mais modernos existentes atualmente. Sua fama atravessou décadas e ainda perdura até os dias de hoje. Certamente, se perguntado a algum turista que já visitou a cidade sobre as coisas que ele mais se recorda, entre as respostas dele estarão as estações tubo. Essas estações tubo fazem parte do sistema “Tronco – Alimentador”, que nada mais é do que pontos de acesso - conexão entre locais estratégicos dos bairros de Curitiba e região metropolitana. Seguindo esse esquema, existem linhas principais que fazem o trajeto centro - terminais de integração; nos terminais de integração e nas estações tubo o passageiro pode descer de um ônibus e pegar outro sem pagar a passagem novamente, o que facilita muito para os moradores da cidade que economizam na condução.


O sistema de transporte na capital paranaense também facilita a vida de portadores de deficiência física, em grandes centros é comum os mesmos esperarem por horas e horas até um ônibus adaptado passar. Em Curitiba, o sistema das estações tubo ajudam quem é cadeirante facilitando assim o acesso ao transporte público, e os mesmos não encontram nenhum tipo de dificuldades para acessá-las, pois todas contam com um uma espécie de elevador ou rampas especiais de acesso. Além das estações tubo, muitos ônibus que circulam entre as ruas da cidade possuem um sistema que facilita o acesso aos portadores de necessidades especiais, garantindo assim, um direito constitucional a todos os usuários do transporte público.

Recentemente, a cidade recebeu como presente de aniversário o “maior ônibus do mundo”. O “Ligeirão”, como é conhecido, faz o trajeto entre dois dos maiores bairros da cidade (Boqueirão e Pinheirinho) e o centro. O trajeto, que antes durava mais de 35 minutos, foi reduzido para 20 minutos, facilitando assim a vida dos trabalhadores e estudantes da capital.

É claro que o sistema de transporte coletivo de Curitiba precisa de algumas mudanças e melhorias, mas mesmo assim, sua eficiência e praticidade facilita muito a vida dos moradores e turistas que visitam a cidade. Não deixe de conhecer o sistema de transporte público de Curitiba e vivencie essa experiência super bacana que a cidade oferece. Ao fazer sua reserva hotel na cidade tenha preferência por estabelecimentos que estejam localizados na região central, pois como foi dito anteriormente ela apresenta muita facilidade quando o assunto é se locomover pela cidade, saindo do centro você encontra diversos ônibus que vão até os pontos turísticos mais conhecidos da capital, inclusive a linha turismo que oferece um trajeto especial e só passa pelos cartões postais de Curitiba.