Crisântemo - Dicas Completas

O crisântemo é uma planta cultivada principalmente no continente asiático, de nome científico Chrysanthemum, pertencente à família Asteracear, conhecida também como Compositae. São mais de 100 espécies, e em torno de 800 variedades de crisântemos por todo o mundo.

A planta está ligada a muitas simbologias, em grego, por exemplo, seu nome possui o significado “flor de ouro”. Segundo o taoísmo, a planta representa a perfeição e simplicidade. Na Ásia ela significa felicidade, já na China, a flor do crisântemo é relacionado ao Sol, simbolizando a nobreza.

Sua cor original é amarela, mas devido ao trabalho de cultivadores e botânicos, aliado as alterações genéticas, o crisântemo ganhou uma variedade e cores mais diversas. Com tantas crenças positivas, e por sua beleza, todos querem  ter um crisântemo em casa.

Se você está pretendendo cultivar e conhecer uma nova plantinha, continue a leitura no artigo.


Mais curiosidades sobre o crisântemo

O crisântemo é tão valorizado no continente asiático, que no Japão existe até um dia nacional do crisântemo, onde ocorre o festival da felicidade, para celebrar a flor.

Além das simbologias citadas anteriormente, o crisântemo é considerado ainda uma planta medicinal. Na China, é usada como remédio contra as dores de cabeça. Suas pétalas também são aproveitadas na culinária, inseridas em saladas e utilizadas na preparação de bebidas.

Acredita-se que as pétalas em taça de vinho, prolongam a vitalidade e longevidade das pessoas. Muitas dessas plantas encontradas hoje no Brasil, são descendentes de crisântemos oriundos do Japão, devido a chegada dos imigrantes japoneses em nosso país no início do século passado.

O crisântemo, assim como as orquídeas que possuem muita espécies e variações, possui uma infinidade de espécies, com formatos e cores diferenciados. São ideais para decorar ambientes internos e também jardins. Suas flores podem ser encontradas nas cores amarela, branca, azul, roxa e vermelha, mas há espécies que apresentam mistura de cores numa só flor.

Cultivo do crisântemo

O clima quente e úmido é a preferência dos crisântemos, também necessitam de muita luminosidade. Apesar disso, é preciso ter cuidados para não expor a planta a incidência solar direta.

O solo ideal para o cultivo do crisântemo é aquele bem drenado, rico em matéria orgânica, fértil e com pH entre 6 e 7. As plantas florescem normalmente no outono ou no inverno, a depender da região.

Mas ainda assim, é possível manter a produção durante o ano todo, já que existem técnicas de cultivo e plantio realizados em estufa para induzir o florescimento. Nos grandes centros de abastecimento, o valor do pacote com 20 a 30 plantas pode ser encontrado de R$8,00 a R$10,00.

Por conta de seu porte de menos de um metro de altura, os crisântemos costumam ser vendidos já envasados e prontos para serem usados na decoração de casa e jardins. Por isso ela é uma planta de fácil cultivo que todos podem ter em casa.

É claro que é preciso alguns cuidados com relação a luminosidade que a planta necessita e o solo umedecido, mão não encharcado . Do mais, basta utilizar um fertilizante orgânico semestralmente para manter o solo rico em nutrientes e ajudar no desenvolvimento da planta.

Se você gostou das dicas sobre o crisântemo, não deixe de compartilhar em suas redes sociais. E se você já os cultiva em sua casa, deixe a sua dica de cultivo abaixo nos comentários.