Como Eu Era Antes de VocêComo Eu Era Antes de Você, de Jojo Moyes

Editora: Intrínseca
Número de páginas: 320
ISBN: 9788580573299

Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Trabalha como garçonete num café, um emprego que não paga muito, mas ajuda nas despesas, e namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe.

Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Tudo parece pequeno e sem graça para ele, que sabe exatamente como dar um fim a esse sentimento.

O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro. Como eu era antes de você é uma história de amor e uma história de família, mas acima de tudo é uma história sobre a coragem e o esforço necessários para retomar a vida quando tudo parece acabado.

Will é um executivo de sucesso, que gostava de aproveitar a vida o máximo possível, fosse através de esportes radicais, viagens inesquecíveis ou mulheres estonteantes. Isso tudo mudou quando ele foi atropelado e o acidente resultou em tetraplegia. Para um homem que conheceu o melhor que o dinheiro poderia oferecer à vida, ficar preso a uma cadeira de rodas sem nem conseguir mexer direito as mãos pode ser quase pior que a morte. Para Will, com certeza a morte é mais agradável, tanto que ele se torna uma pessoa difícil de se conviver, amarga e destrutiva, que vive tentando dar fim ao seu sofrimento. Após ficar tetraplégico ele precisou deixar seu luxuoso apartamento em Londres para morar com os pais numa cidadezinha pequena da Inglaterra.

Louisa Clark é uma moradora dessa cidadezinha e não faz nada de especial em sua vida. Ela também não se importa com isso, é muito feliz com o namorado que não lhe dá atenção e trabalhando no café agradável que recebe tantos turistas diariamente. Mas quando o patrão resolve fechar o café, Lou fica desempregada e precisa encontrar rápido outro trabalho para poder continuar ajudando em casa. É quando aparece a oportunidade de trabalhar como cuidadora de Will Trayner — que ela pensa se tratar de um velho babão — e, não tendo muitas opções no momento, acaba aceitando o emprego.

Lou percebe logo no primeiro dia, que não será um trabalho fácil. Will a rejeita das piores formas possíveis e ela morre de medo de fazer alguma coisa errada. Mas conforme as semanas vão passando, Lou começa a entender melhor a vida limitada de Will e os sentimentos dele, que também passa a aceitar a companhia de Lou e deixar que ela se aproxime com seu jeito extrovertido. Aos poucos os dois vão criando laços que serão eternos e que com certeza mudarão muito os rumos de suas vidas.

Parecia que Will e eu tínhamos encontrado um jeito mais simples de conviver. O  que girava em torno, principalmente, de ele ser rude comigo e de eu, de vez em quando, devolver a grosseria. Will dizia que eu tinha feito algo errado e eu perguntava se aquilo era da conta dele, então ele falava de maneira educada. Ele me xingava, ou dizia que eu era um pé no saco, e eu respondia que ele poderia tentar ficar sem aquele pé no saco específico. Era meio exagerado, mas parecia funcionar para ambos os lados. Às vezes, parecia até um alívio para ele que houvesse alguém preparado para tratá-lo mal, contradizê-lo ou alertá-lo para o fato de que estava sendo desagradável.

Há determinados livros que deveriam receber nota máxima da máxima, pois só a máxima é pouco. Como Eu Era Antes de Você é um desses livros e me sinto imensamente feliz e emocionada ao falar dele e relembrar sua história. O primeiro aviso que dou é: leia com um lenço ao lado, pois é um livro escrito para arrancar lágrimas dos leitores. Pelo menos falo por mim, que fiquei desidratada durante mais ou menos uma semana após terminar essa leitura.

Jojo Moyes não criou nada tão original em relação ao tema, mas sem dúvida toca demais o coração do leitor pela forma como escreveu e trabalhou esse enredo. Os personagens são tão humanos, complexos e, em alguns casos, divertidos. A narração é feita em primeira pessoa pela Lou e essa protagonista é tão envolvente e parecida com qualquer uma de nós, que é quase impossível não se envolver com seus medos, suas dúvidas e sentimentos. Eu adorei Louisa, sorri e sofri demais com ela a cada página virada. E Will… Will não deixa de ser o antagonista da história. Ele consegue ser o mocinho e o seu próprio inimigo, mas é uma pessoa apaixonante. Não dá para dizer que entendo Will, simplesmente não dá para se colocar no lugar de uma pessoa que passa por tudo aquilo, então não ficarei devaneando sobre suas escolhas e modo de viver pós-acidente.

Não consegui ver sua boca, mas seus olhos se apertaram, um pouco divertidos. Eu queria que continuassem assim. Queria que ele fosse feliz, que seu rosto perdesse aquele ar assustado e alerta. Comecei a tagarelar. Contei piadas. Cantarolei baixinho. Fiz de tudo para estender o momento antes que ele voltasse a ser sombrio.

Como Eu Era Antes de Você é uma verdadeira lição de vida, que serve para enxergamos como, por muitas vezes, reclamamos por tão pouco. E como nem sempre a nossa visão de uma determinada coisa é a maneira certa de se enxergar. Como é possível que alguém que está tão mal, que sofre tanto, consegue mudar a vida de outra pessoa pelo simples fato de lhe querer bem sem receber nada em troca. Como pequenos detalhes, ou rápidos segundos podem fazer a diferença.

É tão linda a forma como Lou se empenha em fazer com que Will desista de querer acabar com sua própria vida (não é spoiler!), tão emocionante, que o leitor se pega sorrindo em momentos simples, mesmo quando tudo parece estar dando errado. Jojo Moyes criou um casal incomum, impossível e perfeito que não tem como não torcer para que Will deixe de ser cabeça dura.

Seria tudo muito lindo se o enredo focasse apenas nesse romance singelo e delicado, mas infelizmente — ou felizmente, ainda não decidi — o foco principal é o drama. E bota drama nisso! Algumas situações e decisões são muito polêmicas e complexas e não irei me estender sobre elas. Apenas devo dizer que a leitura mexeu muito comigo, eu oscilei o tempo todo entre o mais alto nível de felicidade e tristeza e até agora me pego pensando nas questões abordadas e nos diversos “e se” que poderiam ter sido desenvolvidos. Mas não me entenda mal, o livro é perfeito exatamente do jeito que é.

Deitei-me na cama e pensei em Will. Pensei em sua raiva e em sua tristeza. Pensei no que a mãe dele tinha dito: que eu era uma das únicas pessoas que conseguiu alcançá-lo. Pensei nele se esforçando para não rir com a Canção Molahonkey numa noite em que a neve caía dourada do outro lado da janela. Pensei na pele cálida e nas mãos e nos cabelos macios de alguém vivo, de alguém bem mais inteligente e engraçado do que eu jamais poderia ser e que, apesar disso, não via nada melhor no futuro do que se matar. E enfim, com a cabeça pressionada contra o travesseiro, chorei porque minha vida de repente pareceu muito mais difícil de entender e muito mais complicada do que jamais havia imaginado.

Ainda é difícil pensar em Como Eu Era Antes de Você, em Will e Lou. Tenho certeza que será um livro lembrado por mim durante muito tempo, que sempre vai deixar meu coração apertadinho no peito e que será relido muitas vezes. Sei que tem muita gente que não gosta de chorar ou sofrer com leituras, então prefere nem chegar perto. Mas não posso deixar que essas pessoas virem a cara para esse livro. Digamos que seja um sofrimento que vale a pena demais. Eu me arrependeria se não tivesse conhecido Will e seu jeito ácido, irônico, amargo e amável.

Dessa vez não falarei sobre nenhum outro personagem. Para mim, essa é a história de Lou e Will, só deles. Semanas após ter lido, ainda consigo sentir todas as emoções que vieram à tona com essa leitura linda, profunda, inesquecível.

Onde comprar: Americanas | Extra | Fnac | Saraiva | Submarino | Travessa

Outras capas

  
 

42 comentários



    Eu comprei este livro e estou esperando chegar. Eu curto quando um enredo, por mais clichê que aparentemente seja, consegue cativar e mexer com as nossas emoções. Adorei o toque do lencinho porque sou uma chorona nata e já vi que esse livro vai se me levar as lágrimas.
    Adorei a resenha Kel, passou muito bem o que você sentiu.

    Beijos.

    ana lucia


    tô vendo que vou sofrer com esse livro. Jojo Moyes é perita em arrancar lágrimas de quem ler seus livros mas não é a toa,você bem disse na resenha,é o jeito como ela escreve que apesar da história clichê,toca no coração.pelo jeito é o tipo de livro que faz pensar e sentir que nem sempre o que é certo pra nós significa mesmo que seja certo. quero muito ler a história de Lou e Will =) Parabéns pela resenha!


    Ai que legal , adoro livros com historias cliches, parece ser uma historia feita para emocionar…
    Amei a resenha agora quero muito ler *.*
    Bjs

    Regilene Dias


    Eu quero ler este livro. A história me pareceu muito boa e eu nunca li nada desta autora e dizem que há um outro livro desta autora que é bom.


    Ain, que lindo *-*
    Eu tenho visto os comentários sobre esse livro e só consigo pensar que eu preciso ler – tenho outro livro da autora já em casa, espero que seja tão tocante quanto este.
    Adorei os quotes escolhidos, já demonstram a profundidade da história.

    Um beijo


    Oi Kel são tantos comentários elogiosos sobre esse livro e dizendo o quanto ele é perfeito que eu fico até com medo de ler e me decepcionar.
    A história parece ser lindo e pelo jeito vai ser impossível conter as lágrimas, mas e o final? Espero que as coisas tenham dado certo e pelo menos nesse momento tenham sido felizes.

    Beijos

    Bárbara Souza M.


    Já estou apaixonada pelo livro só em ler a resenha. Preciso dele pra ontem Kel!
    Quero me emocionar com Will tb… e já sei que vou chorar :(

    Bjs

    Tâmara Moya


    Oiee
    Adorei a promoção!
    Já li várias resenhas positivas sobre o livro e acredito que vou adorar lê-lo.
    O livro parece ser é um desses livros que nos fazem refletir sobre muitos aspectos da vida, e pensar em reavaliar nossa opinião a respeito de muitos tabus impostos pela sociedade nos dias de hoje. Acredito que el retrata a vida, tanto o lado bom como o ruim, que nem sempre é tarde ou muito cedo para desistir.
    Tenho certeza que ao ler vou do riso ao choro em questões de segundos…

    Ótima resenha
    Bjus

    Wal Lajoia


    Que lindo! O livro deve ser maravilhoso, sua mensagem é incrível. Um pouco de preparação emocional antes deve ser necessária.

    Michele Oliveira


    Estou louca para ler esse livro, só vi resenhas e comentários maravilhosos sobre ele!


    Desde que o vi pela primeira vez, foi amor ♥ Quero muito lê-lo.

    Vanessa Medeiros


    este livro é muito emocionante, mas também tem uma história de amor emocionante!
    sem dúvida um dos meus preferidos, sempre terá um espaço para a Lou e o Will no meu coração

    Rose Ferreira


    Parece ser muito emocionante! Adoro histórias assim! Fiquei louca pra ler e se eu não ganhar o sorteio, com certeza ele estará na minha lista de compras…kkk…lindo…lindo!!!!

    Luciana


    Quero muito ler!!
    É muuuito a minha cara! *-*

    Francielle L.


    Quero muitooo ler esse livro!!
    Adorei a história! Parece ser bastante emocionante! :D


    ahha super mega ansiosa pra ler esse livro
    ameii a historia e pelas resenhas que andei lendo dele eu sei que vou chorar !

    Vanessa Riper


    Olá!
    Pelo que você descreveu a história tem uma carga dramática bem forte! Gostei bastante da premissa, e acredito que o que torna a história tão boa é a aproximação de Will e Lou e como ambos vão se ajudar e crescer juntos, e superarem seus sofrimentos!
    Espero lê-lo em breve!
    Beijos!

    Ludmila


    Kel,
    Que resenha linda!
    Eu já tinha vontade de ler esse livro e agora,depois da sua resenha nem preciso dizer o quanto essa vontade aumentou…
    Sim, há livros que tornam-se inesquecíveis, tem livros que merecem a nota máxima, tem livros que marcam e nos dá uma bela lição de vida.
    Amei sua resenha, a história com certeza é linda, e eu sei que vou amar…
    Beijos

    Paulo Brito


    Já adicionei na minha estante! Espero ter a oportunidade de lê-lo em breve. :)

    aline cristina


    Me apaixonei pelo livro só com a sua resenha.
    Adoro livros que mexem com meus sentimentos..
    Como eu era antes de você, parece ser um ótimo livro, bem emocionante.. ja adicionei a minha lista de leitura..

    Rodrigo Lessa


    Nossa, que bacana a historia, parece ser comovente, pelo que vejo estao gostando mt mt desse livro, no skoob varios dando 5 estrelas, achei muito interessante também, é igual ao tema do meu trabalho desse ano no curso de arte, memoria e passado, como ele era antes dele e como é depois. Muito bacana , a autora deve ter pensado em cada detalhe p livro ficar perfeito!

    Manu Hitz


    Fiquei interessada no livro logo, porque a autora é bem recomendada e já tenho um de seus livros.
    A história é linda! Gosto de dramas pessoais possíveis e ricos em experiências, que me emocionem e tragam alguma reflexão, alguma lição.
    Esta será uma dessas leituras que me envolvem, me encantam, me emocionam e me deixam com saudades quando acabam, com certeza!


    Que lindo! Quero mt ler, adoro livros delicados e que tocam o coração! Espero ser tudo o que estou pensando, adorei a resenha..

    Jheyscilane


    Comprei ele pela Saraiva Kel e chegou na sexta passada, vi uma resenha dele no Menina da Bahia e fiquei emocionadíssima ao conhecer os personagens e a narrativa ^^
    Vou ler e depois da sua resenha Kel eu sei que irei me emocionar e lembrarei do livro com carinho :)

    Beijos


    Esse livro é lindo demais!!

    Jeisane Costa


    Muito boa a resenha,ele já entrou na minha lista de leituras,deve ser uma história emocionante.

    mariana vanessa


    que resenha linda ! estou com muita vontade de ler esse livro e a sua resenha me deixou com mais vontade ainda. Pelo que li, já sei que vou chorar litros e litros, sou muito chorona e fico com aquela depressão pós livro sempre quando o livro é muito lindo k Parabéns pela resenha !

    Bianca


    Serio, cada resenha me deixa com mais vontade de ler esse livro. Fora que a capa desse livro é a coisa mais fofa do muuundo né :)

    ManuelaD


    Eu não gostei muito do outro livro dessa autora que li, mas tenho uma ‘amiga na internet’ hahahaha que AMOU demaaais esse livro! Ela não para de falar sobre ele! Ela tem um blog pessoal, e até já comentou desse livro lá! Ou seja: estou louca querendo ele! hahahha
    E esses quotes me MATAM *-* Ela colocou vários no inatagram também D:

    beijos!

    Itamara Soares


    Só de ler a resenha imagino um livro lindo e sensível, a capa é linda, e os trechos que li também, quero ler já!


    É a primeira resenha que leio desse livro,ultimamente tenho fugido de dramas, mas você conseguiu me convencer, tenho que ler esse livro!

    Marilia Duarte


    Eu me apaixonei por esse livro, logo de cara! Esse nome me lembrou um momento da minha vida que já faz quase um ano e que eu ainda me lembro muito bem. Enfim, amei.


    Já ouvi milhares de comentários sobre esse livro, e estou ansioso pra lê-lo. Já foi pra listinha de compras. :) ‘ Parabéns pelo blog e pela resenha!

    -

    Iuri Rodrigues
    noprologo.blogspot.com


    Olá,querida!
    Eu louca para ler este livro,já li algumas resenhas deste livro e que a mais gostei foi a sua.Parabéns!
    Bjs!

    Oliveira


    Só de ler a resenha do livro dá para perceber o alcance profundo da escrita da autora para com o público leitor. Só deu mais vontade de ler. Linda resenha, o livro realmente é tocante, para que se expressar assim.

    Jessica Lisboa


    Preciso falar que estou in love com o livro?!!Gosto de livros que nos fazem para parar e refletir o que acabamos de ler, pelo jeito a autora realmente fez uma historia onde, apesar da deficiência o amor pode aparecer.Quando ele foi lançado já fiquei a fim de lelo por conta da capa que é uma fofura a parte, agora que pude ter uma noção do livro (que preciso urgentemente) com certeza vou querer lelo!

    Manuela


    Otima resenha adorei, quero muito ler o livro.


    Os melhores livros são esses que conseguem, realmente, mexer com o leitor. Desde o lançamento do livro, já estou bem ansiosa pela leitura e, conforme as resenhas vão saindo, percebe que é uma obra que merece mesmo ser lida – e sentida. Estou muito interessada! :D

    Beijinhos! http://www.primeiro-livro.com


    Curiosa Demais para ler!!!

    Shadai Vieira


    Capa e título ótimos, e pelo jeito a história também. Para mim, é felizmente ter mais drama do que romance. Mas, duvido que eu vá me emocionar a ponto de chorar.

    Helena Guimaarães


    Ótima resenha!
    estou participando da promoção também, doida pra ganhar o livro.
    Quero muito ler.


    Já li tanta coisa desse livro, que a cada resenha só me encanto mais e fico com ainda mais vontade de ler.
    Particularmente, eu adoro leituras que fazem a gente sofrer junto com os personagens. Acho que esses acabam sendo os melhores livros.

Leave a Reply